APAE Mauá recebe oficina e espetáculo teatral gratuitos

Por Portal Opinião Pública 17/10/2024 - 14:33 hs
Foto: Thiago Ribeiro / Divulgação

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mauá recebeu, no último dia 7 de outubro, a apresentação do espetáculo “Nena e Nina e o Causo da Identidade”, com as atrizes Sophia Aloha e Talita Almeida, e a oficina cultural ministrada pela arte educadora Raquel Bedê, ambas com interpretação em Libras pela especialista Solange Cristina. A ação foi voltada para as crianças e jovens frequentadores da entidade.

Criadoras do projeto, as duas atrizes disseram acreditar que a arte só tem sentido quando possibilita mudança de perspectivas e realidades. E foi por através deste ideal que resolveram montar o espetáculo. 

“Estamos muito felizes por termos nos apresentado em um espaço que respeitamos e que possui propósitos como os nossos a respeito da sociedade, lutamos para que seja: justa, igualitária e acessível para todos”, explica Almeida, que além de atriz é diretora. Ela, inclusive, já estagiou no local anos atrás.

A dupla que forma o elenco do projeto trabalha com temas como solidão, amizade, etarismo, sempre dando luz a assuntos importantes para serem debatidos em nossa sociedade. Neste novo trabalho, unidas com a produtora Isabella Veiga, o foco foi discutir o racismo, o respeito às diferenças, a quebra da estigmatização de crianças adotadas e a pluralidade do termo família.

“Além de artistas, somos educadoras, percebemos de perto as dores de muitas crianças e notamos que com essa montagem teatral elas se sentiram representadas, acolhidas e pertencentes”, defende a produtora a respeito da escolha do projeto ter estreado na APAE com duas apresentações do espetáculo e duas oficinas de mediação para crianças com deficiência.

Outro ponto de destaque do projeto é o fato de que o coletivo é composto majoritariamente por artistas que pessoalmente também lidam com essas questões retratadas na dramaturgia.

“Foi uma conexão verdadeira. Ou seja, não estamos debatendo sobre os outros, estamos falando também de nós. Isso nos aproximou da plateia, não é discurso, é nossa vivência em forma de poesia-espetáculo”, completou Aloha, atriz e dramaturgista do espetáculo.

Informações: @nenaenina.teatro (Instagram).